Novembro Roxo: O que é e como o Pessário AM ajuda na prematuridade
O QUE É O NOVEMBRO ROXO?
Essa data é celebrada com o intuito de chamar a atenção para o problema do Parto Prematuro, que atinge mais de 15 milhões de bebês todos os anos.
O parto prematuro (pré-termo) representa 11% de todos os partos ao redor do mundo e está associado a altos índices de morbilidade e mortalidade perinatal.
Segundo dados da UNICEF, no ano de 2016 as complicações causadas pelo parto prematuro foram responsáveis por 18% dos óbitos de crianças menores de 5 anos de idade.
No Brasil os números são muito expressivos e o tema merece atenção especial! Cerca de 12% dos nascimentos registrados por aqui são de bebês prematuros, ou seja, 340 mil bebês por ano, 930 bebês por dia.
QUANDO O BEBÊ É CONSIDERADO PREMATURO?
São considerados prematuros os bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação. E uma verdade conhecida é que o quanto mais prematuro for o nascimento do bebê, maiores são os riscos que ele pode enfrentar.
Os prematuros não são apenas bebês que nascem antes de concluídos as 37 semanas de gestação, também são prematuros os bebês com situações de baixo peso, alto risco de problema de saúde e sequelas, entre outros.
Tais situações de risco fazem necessário o atendimento em UTIs especializadas, equipe multidisciplinar e médicos especialistas.
PRINCIPAIS CAUSAS DE PREMATURIDADE:
- Ausência de pré-natal
- Tabagismo
- Baixo peso
- Obesidade
- Diabetes
- Incompetência istmo-cervical
- Encurtamento de colo do útero
- entre outros
A incompetência istmo cervical (IIC) e o encurtamento do colo uterino são dois fatores que podem influenciar diretamente na incidência de partos prematuros. IIC representa a falência do sistema oclusivo de matriz, que impossibilitado de manter-se fechado não consegue manter o bebê até o final da gestação.
A IMPORTÂNCIA DO PESSÁRIO NO COMBATE À PREMATURIDADE
O pessário cervical tem sido utilizado para o tratamento da incompetência istmo cervical e encurtamento do colo do útero desde a década de 1950. Os Pessários de Arabin, conhecidos mundialmente, são produzidos na Alemanha e quando possível a utilização do mesmo por médicos e suas pacientes, a importação era necessária.
Todavia, as dificuldades oriundas da importação de um produto que, na maioria das vezes, é utilizado em casos emergenciais, levou à necessidade de se desenvolver um pessário nacional, de acesso facilitado aos profissionais brasileiros e, acima de tudo, acessível a todas as classes sociais. Nesse contexto nasceu o Pessário AM da Ingámed, desenvolvido e patenteado pelos médicos ginecologistas e obstetras Dr. Gilberto Almodin e Dr. Antonio Moron.
O Pessário AM apresenta a mesma estrutura circular típica do Pessário de Arabin. No entanto, sua circunferência interna apresenta estrias que facilitam a visualização ultrassonográfica.
PRINCIPAIS CUIDADOS AOS BEBÊS PREMATUROS
Uma UTI neonatal tem o intuito de monitorar a vida, já que nem sempre os bebês apresentam quadro de doença e em muitos casos precisam apenas de uma atenção maior da equipe médica para que possam crescer com qualidade, se tornando aptos a respirar, sugar e deglutir.
A partir desse momento as UTIs se tornam peça chave para assegurar que o crescimento do recém nascido aconteça, bem como tem o papel de tranquilizar a família, garantindo que tudo está sendo feito para proporcionar saúde ao bebê.
A INGÁMED E O COMBATE AO NASCIMENTO PREMATURO
E em meio a tantos fatos, o Pessário AM vem sendo considerado um forte aliado na prevenção da prematuridade, já que grande parte dos casos é decorrente do encurtamento de colo de útero durante a gestação.
Apenas entre 2019 e 2020 foram mais de 2.500 mulheres beneficiadas pelo uso Pessário AM da Ingámed.
Conheça o caso da mamãe Jaismine e seu bebê José Henrique
Jaismine, de 26 anos, apresentou um quadro de encurtamento de colo do útero quando estava com 23 semanas de gestação. A expectativa de sobrevivência de seu bebê, caso nascesse com 23 semanas, era pequena. Jasmine e seu médico optaram pelo tratamento com o pessário AM Ingámed e então o bebê José Henrique nasceu com 30 semanas!
Embora o Pessário AM não tenha dado as 40 semanas a Jaismine e seu bebê, o dispositivo conseguiu mais 7 semanas de desenvolvimento intrauterino e manteve sua gestação até o pequeno José Henrique resolver que já era hora de conhecer a mamãe!
Atenção mamães, conversem com seus médicos! Assegurem-se de que o melhor está sendo oferecido para a sua gestação e à vida de seu bebê. O Pessário AM Ingámed salva vidas.
—
Para descobrir mais sobre esse e outros temas envolvendo neonatologia, continue acompanhando o blog da Ingámed!